Contexto do Experimento
Este experimento foi projetado e implementado pela Faculdade de Agricultura da Universidade Geral Soedirman (Unsoed), na Indonésia. Fundada em 1963 e nomeada em homenagem a um herói nacional, a Unsoed é uma universidade nacional de elite na Indonésia, ocupando uma posição de liderança nacional nos campos da agricultura sustentável e ciências da vida, com conquistas notáveis especialmente em agricultura ecológica e pesquisa em nutrição de culturas.
O adubo avaliado neste experimento é o Seafun, produto da nossa empresa. Suas principais vantagens são as seguintes:
· Efeito sinérgico do eficiente adubo com estimulantes biológicos, resultando em resultados mais proeminentes de melhoria de qualidade e rendimento
· Fórmula de adubo composto orgânico-inorgânico de alta qualidade, contendo 10 nutrientes-chave para alcançar um fornecimento nutricional completo e eficiente às culturas
· Impactos positivos abrangentes na melhoria de qualidade e rendimento das culturas, alinhados com as necessidades de desenvolvimento da agricultura verde moderna
Design do Experimento de Campo com Milho Doce Seafun
Um esquema de adubação científica foi adotado ao longo do experimento, com a aplicação do adubo em 3 parcelas, cada uma correspondendo a 1/3 da dose total. O cronograma de adubação específico é detalhado abaixo:
· 1ª Aplicação: No dia da semeadura (aplicação basal)
· 2ª Aplicação: No 21º dia após a semeadura (adubação complementar)
· 3ª Aplicação: No 35º dia após a semeadura (adubação complementar)
Efeitos do Seafun nos Indicadores de Crescimento do Milho Doce


Como mostrado nas figuras e tabela acima, a aplicação do adubo eficiente Seafun resultou em plantas de milho doce mais altas, maior número de folhas, folhagem de cor verde escura e peso seco da planta significativamente aumentado. Todos os dados dos indicadores de crescimento foram substancialmente superiores aos do Tratamento Controle A e Tratamento Padrão B, demonstrando excelentes efeitos de fortalecimento nutricional das culturas.
Em comparação com o Tratamento Padrão B, os grupos tratados com Seafun apresentaram aumento de 3,8%–6,7% na altura da planta, 17,1%–22,0% no número de folhas, 23,1%–27,1% no índice de cor da folha e 4,5%–9,5% no peso seco da planta. O efeito promotor de crescimento foi significativo, lançando uma base sólida para o alto rendimento subsequente.
Efeitos do Seafun no Rendimento e Benefícios Econômicos do Milho Doce



Como mostrado nas figuras e tabelas acima, o Seafun pode promover efetivamente o crescimento das espigas do milho doce, resultando em espigas mais longas, grossas e pesadas, além de maior rendimento e maiores benefícios econômicos. Todos os indicadores foram significativamente superiores aos do Tratamento Controle A e Tratamento Padrão B.
Em comparação com o Tratamento Padrão B, os grupos tratados com Seafun aumentaram o rendimento em 38,0%–66,3%, elevou a renda da fazenda em 16.405.000–28.645.000 Rúpias Indonésias (IDR) e melhorou a razão custo-benefício (R/C) em 0,43–0,74, apresentando um notável efeito incrementador de rendimento e renda na produção agrícola.





